A Prefeitura de Ibirapitanga, por meio da Secretaria Municipal de Emprego, Renda, Mulher e Juventude, realiza nos dias 22 e 23 de outubro, na Câmara de Vereadores de Ibirapitanga, o primeiro “Workshop do Empreendedorismo”, que levará estratégia, inovação e impacto ao público empreendedor do município e região. A iniciativa integra o compromisso da gestão com o fortalecimento da economia local e a promoção de práticas sustentáveis, em sintonia com as discussões da COP-30.
A abertura oficial acontece na terça-feira (22), às 19h, seguida da palestra “Empreendedorismo Inovador: Soluções Criativas para Desafios Reais”, ministrada por Claudiana Figueiredo, gerente regional do Sebrae no Sul da Bahia. Claudiana é mestre em Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável, especialista em gestão de cidades e negócios criativos, pedagoga, bacharel em Direito e autora de diversas obras sobre empreendedorismo e criatividade.
Logo após a palestra de abertura, o público acompanhará uma mesa-redonda com grandes nomes do cenário econômico e produtivo da Bahia, reunindo experiências inspiradoras e perspectivas sobre crédito, inovação, comércio e sustentabilidade. Participam do debate o empresário Paulo Ganem, ex-presidente da CDL de Ilhéus, que falará sobre “Da Vitrine à Visão Estratégica: O Comércio como Motor da Economia”, Wenceslau Júnior, superintendente de Economia Solidária da Setre-BA, com o tema “Economia Solidária e CredBahia”, Nildo Menezes, fundador da startup Itatelecon, que apresentará o case “Como Inovar com Poucos Recursos”, Vilmar Santos da Silva, gerente do Banco do Nordeste de Ipiaú, com a palestra “Crédito Inteligente: Como o Banco Pode Ser Seu Aliado no Crescimento” e Ângelo Oliveira Gonçalves, engenheiro agrônomo, mestre e doutor em Produção Vegetal pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), fundador da Ecoagro Consultoria Agrícola, que trará reflexões sobre sustentabilidade e inovação verde como pilares do desenvolvimento econômico.
No dia 23 de outubro, das 9h às 14h, acontece a Feira “Empreenda Fácil”, oferecendo suporte direto ao pequeno empreendedor. O evento disponibilizará serviços como abertura e regularização de MEI, apoio contábil e jurídico, educação financeira, capacitação em gestão, vendas e marketing digital, além de networking, painel de economia solidária e suporte técnico do Cesol.
O “Empreende Ibirapitanga”, tem o compromisso de criar um ambiente favorável ao empreendedorismo, impulsionando a geração de emprego e renda e estimulando práticas sustentáveis. A gestão municipal Trabalhando e Cuidando de Gente vem trazendo novidades para o desenvolvimento local e para o futuro que Ibirapitanga deseja construir.
Por Ary Mesquita