Ibirapitanga recebe, entre os dias 13 e 22 deste mês, a Carreta de Rastreamento do Câncer de Mama, uma Unidade Móvel de Mamografia, que tem como objetivo ampliar o diagnóstico precoce da doença, além do tratamento eficaz e cura. A ação acontece também de 24 a 29, no distrito de Itamarati, fortalecendo a prevenção e o cuidado com a saúde da mulher em toda a cidade das águas e do cacau.
Serão disponibilizados aproximadamente 1.829 exames, com capacidade média de 140 mamografias por dia, destinados a mulheres com idade entre 40 e 74 anos. A iniciativa busca facilitar o acesso a um exame fundamental para identificar o câncer de mama em estágios iniciais, aumentando as chances de tratamento eficaz.
Para realizar o exame, é necessário apresentar cópia do RG, Cartão do SUS (CNS) e comprovante de residência. O agendamento está sendo realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde e nas unidades de saúde mais próximas, garantindo organização, acolhimento e atendimento eficiente para todas as mulheres contempladas.
Por Ary Mesquita